Biguaçu está dando um passo gigante em busca de garantir um futuro melhor e cheio de oportunidades para nossas crianças. Convidamos você a conhecer o que é o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), um projeto que orienta decisões, investimentos e ações para proteção e garantia dos direitos das crianças na primeira infância.
O que é o Plano Municipal
pela Primeira Infância (PMPI)?
Imagine um grande mapa que mostra o caminhos possíveis para que as crianças em Biguaçu possam ter mais oportunidades e crescer com saúde, afeto, educação e segurança. Esse é o PMPI! É um compromisso oficial que vai guiar as ações e oferta de serviços oferecidos as crianças na próxima década, de 2025 a 2035. O seu grande objetivo é assegurar que todas as crianças de 0 a 6 anos tenham seus direitos garantidos, com acesso a serviços de qualidade que permitam um desenvolvimento pleno e saudável.
O Plano esta sendo elaborado com base o Marco Legal da Primeira Infância, a Política Nacional para a Primeira Infância, alinhado aos planos nacionais e estadual de saúde, educação, assistência social, cultura e lazer e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

O PMPI de Biguaçu é o fruto de um trabalho intenso, colaborativo e cheio de afeto, que reune as melhores mentes e corações da nossa cidade.
-
Uma Parceria de Sucesso: A Prefeitura de Biguaçu uniu forças com os experientes pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, do Grupo de Pesquisa Callipolis, da ESAG. Essa parceria garante que o plano seja guiado pela ciência e pelas melhores práticas.
-
Mãos à Obra - As Equipes: O trabalho está sendo organizado como uma estrutura participativa:
-
Grupos de Trabalho (GTs): São equipes dedicadas a cada tema essencial, como Saúde, Educação e Assistência Social. Reune servidores públicos e membros da sociedade civil, para garantir que diferentes vozes e experiências sejam ouvidas.
-
Comitê Intersetorial (CIM): Funciona como o coração do projeto, um grupo formado por representantes de cada GT, com a participação dos pesquisadores da UDESC, para garantir alinhamento e integração dos trabalhos.
-
-
Um Processo Cuidadoso e Humano:
-
Diagnóstico Baseado em Evidências: Antes de planejar, é preciso conhecer a realidade. As equipes estão realizando um diagnóstico completo da situação da primeira infância no município, usando dados oficiais e informações baseadas em evidências para reconhecer as capacidades na oferta de serviços e os desafios a serem enfrentados.
-
A Voz da Comunidade: A participação social é o pilar de todo o processo. Mais do que números, buscamos ouvir as pessoas. Através da escuta qualificada com crianças para que possam expressar seus sonhos, medos e necessidades.
-
Formação e Encontros: Por meio de encontros semanais, presenciais e virtuais, as equipes estão recebendo formação para a elaboração do Plano Municipal para Primeira Infância.
-
Por que a Primeira Infância é tão importante?
Os primeiros anos de vida são como a fundação de uma casa: tudo o que vem depois reforça essa base. É nesse período que o cérebro se desenvolve em uma velocidade incrível e que as crianças constroem suas habilidades de aprender, se relacionar e sentir o mundo. Investir na primeira infância, com cuidado e proteção, não só potencializa o crescimento de cada criança, mas gera ganhos para toda a comunidade, formando as bases de uma sociedade melhor.
Como diz uma frase que nos guiou neste projeto:
"Sem diagnóstico, não há plano. Sem plano, não há prioridade".
E para nós, a prioridade absoluta é o bem-estar das nossas crianças.

Como o Plano está sendo feito?
Áreas Prioritárias para construção do PMPI
O plano foca em áreas essenciais para garantir que nenhuma necessidade seja esquecida. As ações estarão concentradas em:
-
Saúde, alimentação e nutrição.
-
Educação infantil de qualidade.
-
Uma convivência familiar e comunitária forte e saudável.
-
Assistência social para as famílias que mais precisam.
-
Acesso à cultura, ao brincar e ao lazer.
-
Espaços e um meio ambiente seguros e estimulantes.
-
Proteção contra todas as formas de violência e pressão consumista.
-
Prevenção de acidentes e a não exposição precoce à comunicação mercadológica.

Vamos juntos nessa Missão!
O lançamento do Plano Municipal pela Primeira Infância é apenas o começo de uma longa e linda jornada. Este é um plano vivo, que precisará do olhar e do carinho de toda a comunidade para se tornar realidade no dia a dia.
Convidamos você a navegar pelo site e conhecer os detalhes do plano e participar. Fique de olho nas ações, participe dos eventos e seja um guardião dos direitos das crianças de Biguaçu.
